terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como tornar os seus filhos viciados… em leitura!




Todos nós sabemos que ler faz bem e que os nossos filhos deviam ler muito, pelo menos mais do que o tempo que passam colados ao computador e à televisão, para não falar das consolas e dos telemóveis...

Só que falar é fácil, passar a acção é que é um pouco mais complicado. De uma coisa temos a certeza: competir com isto tudo não é fácil. Mas vá por nós, e acredite que basta pôr-lhe o bichinho! Não há nada que puxe mais pela imaginação e criatividade! Precisa de dicas? Nós estamos cá para isso!

1) – O gosto pela leitura deverá ser incutido nos seus filhos quando estes são pequenos, muito pequenos. Desde cedo, comece a comprar livros para eles começarem a ver as imagens e a folhar as páginas.

2) – Leia! Principalmente, leia com eles. À noite, em vez de verem televisão, escolha um livro de histórias e leia-lhes um pouco todas as noites. Claro que devem ser livros adequados à idade. Procure dar emoção à leitura com vozes e entoações diferentes, ao mesmo tempo que lhes mostra as imagens. Desta forma, vão descobrir consigo o mundo imaginário que está por detrás dos livros. Se eles forem mais velhos e preferirem ler sozinhos, faça perguntas e fale em partes do livro. Por exemplo: “E aquela parte em que eles têm de fugir e ela tropeça e cai ao chão?”

3) – Leve-os a visitar as bibliotecas do nosso país. São locais fantásticos, onde eles irão encontrar um mundo sem fim! Deixe-os escolherem os livros que querem requisitar e transforme as visitas à biblioteca num hábito da vossa família. Vá também a livrarias, para que eles se divirtam a ver livros diferentes. Estas estão cada vez mais alegres e divertidas.

4) – Não force ninguém a ler! Se o fizer, acaba por transformar um momento tão bom em algo chato. Convença-os, mostrando como é giro e divertido ler.

5) – Incentive-os a escolherem livros para oferecer como presentes e faça o mesmo em casa. Como recompensa de uma boa acção, em vez de um brinquedo ou uma gulodice, leve-os a escolher um livro.

6) – Tenha sempre livros à mão. Esteja sempre atento a novos livros que vão de encontro aos interesses dos seus filhos e deixe-os em locais de fácil acesso. Tenha sempre um livro consigo, assim podem ler enquanto estão nos transportes ou à espera no médico.

7) – Por último, lembre-se de que, se quer pôr os seus filhos a ler, isso não implica que eles tenham que obrigatoriamente ler livros, pois o que é importante é ler! Por isso, se são avessos a livros, que tal começarem com uma revista? A Giggle é um bom incentivo à leitura! Também lhes pode dar a página da banda desenhada dos jornais para lerem, assim começam desde logo a adquirir o hábito de ler jornais.