quarta-feira, 8 de junho de 2011

Momentos Doces

Momentos doces

Momentos doces
São poucas as crianças que resistem a um bom chocolate. E isso não é necessariamente mau.
O chocolate é um alimento rico em algumas vitaminas e sais minerais, como o cálcio magnésio, ferro e zinco.
O problema é o açúcar, um dos grandes responsáveis pela cárie dentária e pela obesidade infantil. É por isso um alimento para ser comido com conta, peso e medida. Não é para todos os dias mas, também, não precisa de ser apenas para comer no dia de anos. Uma guloseima é sempre apetecível e é por isso mesmo que muitos pais utilizam o chocolate como forma de recompensa quando pretendem que os seus filhos se portem bem. O problema com este tipo de recompensas é que com o tempo a criança trabalha apenas para conseguir um prémio e não porque valoriza o bom comportamento.
Além disso, mais tarde, a recompensa pode perder o seu interessem por a criança já ter outras motivações; ou terá de ser dada cada vez mais vezes ou então em maior quantidade para que seja obtido o mesmo efeito.
No entanto, a recompensa material pode ser útil em algumas situações, quando queremos estimular a criança para um determinado comportamento, mais difícil, ou que exija maior esforço. Nestas alturas, é lícito utilizar um pedacinho de chocolate, mas de forma muito pontual e sempre (sempre!) acompanhada por reforços verbais como o elogio.
Dr. Paulo Oom